quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O uso responsável da Internet...

Assistam a este vídeo super interessante que fala sobre o uso responsável da Internet:


Sábado Recreativo!!!!


Queridos Pais e Alunos!!!

Devido ao cancelamento da tarde recreativa do dia 17/10/2009, estaremos repondo esta data neste sábado, 31/10/2009, no período da tarde, a partir das 13:30 hs. Haverá a Comemoração do Dia das Crianças e o Momento da Poesia. Todos os pais também estão convidades para prestigiar este momento.

Att.
Equipe Escolar
Escola Municipal Miguel Dewes

Dia das Bruxas - 31 de outubro




A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PARABÉNS SERVIDORES!!!

Dia do Funcionário Público

Rosangela Cruz

O serviço público é de suma importância para o desenvolvimento

e consolidação de nossa Nação, pois têm como mister servir ao Estado.

Por isso hoje queremos ostentar nosso reconhecimento

e a nossa gratidão, por sermos beneficiários do produto

de um trabalho feito de muita dedicação, pois não há um só lugar

em que um funcionário público não esteja prestando

serviço à população: nas escolas, nos hospitais, nas repartições e etc...

E todos nós sabemos que estes serviços são de extrema

importância para toda nação brasileira...

Então como forma de compensar-los,

dedicamos esta singela homenagem,

promovendo a valorização das funções da categoria,

e também levando a todos os funcionários públicos

o nosso grande e forte abraço,

enriquecido de votos para que seja viabilizado a toda a classe:

Melhor Rentabilidade”.


PARABÉNS A TODOS OS SERVIDORES,

E EM ESPECIAL A TODA A EQUIPE DA

ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL DEWES



28 de outubro - Dia do Servidor Público


O atendimento nos serviços públicos é um direito da população

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional. Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham. Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc. Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo. Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União. Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

5º lugar - Concurso Agrinho 2009

Parabéns ao aluno Diego Dahmer e a profª Dirce Külzer que conquistaram o 5° lugar na categoria redação - 4ª série.
Diego juntamente com sua família e a profª Dirce, foram à Curitiba na semana passada para a solenidade de entrega da premiação.
A seguir, algumas fotos do evento em Curitiba:



































































































sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Contemplados na Rifa do Dia das Crianças 2009

O sorteio da Rifa do Dia das Crianças foi realizada no dia 19/10/2009, no período da tarde, com a participação de todas as crianças e de alguns integrantes da APM e APMF.
Segue a seguir a lista de todos os contemplados:

1° prêmio - Bicicleta - Joel Theisen Lunkes - 1549
2° prêmio - Carrinho controle remot- Günter Heidrich - 1573
3° prêmio - Boneca - Nair Boufleuer - 2038
4° prêmio - Bola - Salete Kotz - 1815
5° prêmio - Kit Racco - Ana Carolina Mayer - 1566
6° prêmio - Kit Racco - José Celso Portz - 393
7° prêmio - Mochila - Erta Hemckmeier - 1988
8° prêmio - Quadro com imã - Ricardo Strack - 506
PRÊMIOS SURPRESAS - DOAÇÕES
9° prêmio - Chuveiro - Selma Siebeneichler - 1575
10° prêmio - Kit Sicredi - José Paulo Kuhn - 1119
11° prêmio - Short - Mateus Anschau - 1880
12° prêmio - Short - Carmem Kotz - 1591
13° prêmio - Camiseta - Ivanir Miotto Téo - 325
14° prêmio - Camiseta - Djéssica Kliemann - 2044
15° prêmio - Bola - Apolônia Hertz - 1475
16° prêmio - Porta-retrato - Clóvis Nei Kotz - 1834
17° prêmio - Porta-retrato - Loreno Petry - 994
18° prêmio - Avental - Lucas Marciel da Silva - 1562
19° prêmio - Avental - Lídia Scheuer - 1853
20° prêmio - Avental - Neli - 10
21° prêmio - Sacola/chaveiro - Joel Theisen Lunkes - 1560
22° prêmio - Boné / Chaveiro - Diego Dahmer - 1424
23° prêmio - Boné / Chaveiro - Marino Schneider - 1903
24° prêmio - Boné / Chaveiro - Haidi Bordignon - 1188
25° prêmio - Boneca - Rodrigo Ribeiro Silverio - 1943

A APM e APMF das Escolas Municipal Miguel Dewes e Estadual de Dez de Maio, parabenizam os premiados e agradecem a participação e colaboração de todos.

Releitura obras de arte - 3° ano

Abaporu, 1928, óleo sobre tela, 85 x 73cm, coleção Eduardo Francisco Constantini, Buenos Aires.

Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come).O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

http://www.tarsiladoamaral.com.br/historia.htm

Releitura da Obra

Ao propormos que os alunos copiem uma obra de Arte, estamos querendo que reproduzam a imagem sem alterá-la, sem criar.
Já na releitura o aluno tem a possibilidade de criar, de refletir sobre a produção em questão e a partir dela modificar aspectos da obra original, ou até mesmo viajar em sua produção, surgindo assim uma nova obra, que pode ser tanto uma releitura explícita, ou seja, onde devidamente percfebemos a obra relida, ou ímplicita, aquela onde o aprendiz de Arte se desvencilha da obra e produz o seu trabalho, tendo pouco ou quase nada do original.
(Sergio Cunha - Arte, Educação e Projetos - Tarsila do Amaral para Crianças e Educadores)

A seguir, apresentamos alguns trabalhos de releitura da obra "Abaporu" de Tarsila do Amaral, feitos pelos alunos 3° ano:

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Estamos na torcida por vocês!!!
















O aluno Diego e a professora Dirce embarcam amanhã (22/10) para Curitiba para receberem o prêmio do Concurso Agrinho na categoria Redação - 4ª série.
Ficaremos aqui na torcida...

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Parabéns pela classificação no Concurso Agrinho 2009

A Escola Municipal Miguel Dewes está muito feliz pela classificação no Concurso Agrinho 2009.
A redação feita pelo aluno Diego da 4ª série, dentro do tema "SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO" está postada no blog no mês de setembro
e ficou entre as 5 melhores do Concurso.
Agora estamos aguardando a premiação que será entregue no dia 23/10 em Curitiba.

Parabéns ao aluno Diego Dahmer e a profª Dirce Steffens Külzer pelo excelente trabalho.

Teatro: O casamento da Dona Baratinha

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com



sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Direitos das Crianças

Os Direitos da Criança

Toda criança tem direito à atenção e ao amor

Todas as crianças são iguais

Toda criança tem direito a uma boa alimentação
Toda criança tem direito à atenção e ao amor

Todas as crianças são iguais

Toda criança tem direito a uma boa alimentação
Toda criança tem direito a uma boa saúde

Toda criança criança tem direito ao lazer

Toda criança tem direito de ir à escola
Toda criança tem direito a uma boa saúde

Toda criança criança tem direito ao lazer

Toda criança tem direito de ir à escola

Nenhuma criança deve ser vítima da guerra

Nenhuma criança deve ser vítima de abusos sexuais

Toda criança pode se expressar livremente
Nenhuma criança deve ser vítima da guerra

Nenhuma criança deve ser vítima de abusos sexuais

Toda criança pode se expressar livremente
Toda criança pode praticar sua religião Nenhuma criança deve ser maltratada Nenhuma criança deve ser explorada pelo trabalho
Toda criança pode praticar sua religião Nenhuma criança deve ser maltratada Nenhuma criança deve ser explorada pelo trabalho

Toda criança pode se unir a outras crianças

Toda criança pode receber informações para seu bem

Deve ser dada prioridade  às crianças refugiadas
Toda criança pode se unir a outras crianças

Toda criança pode receber informações para seu bem

Deve ser dada prioridade às crianças refugiadas

Deve ser dada prioridade às crianças portadoras de deficiências

Deve ser dada prioridade às crianças em conflitos legais

Deve ser dada prioridade às crianças sem familia

Deve ser dada prioridade às crianças portadoras de deficiências

Deve ser dada prioridade às crianças em conflitos legais

Deve ser dada prioridade às crianças sem família
Fonte: social democracia sindical - campanha nacional de direitos humano
Diagramação: Sampa Online.

Tarde Recreativa

Queridas Crianças!!

O seu dia está chegando, e para não deixar de comemorar com vocês esta data, teremos uma programação especial para todos os alunos da Escola Mul. Miguel Dewes no dia 17/10/2008.
Haverá muita brincadeira, diversão, e docinhos para todas as crianças.
Durante a tarde também faremos o Momento da Poesia, onde os alunos irão declamar poesias escolhidas por eles mesmos.
Venham, participem... Esta tarde será feita especialmente para vocês!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Homenagem a todas as Crianças....



http://www.youtube.com/watch?v=-nV-6_Pw8Fk&feature=related


Ser criança é assim...
Correr até acabar o fôlego...
Rolar pelo chão sem medo de se sujar...
Falar o que vier na cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira...
Época da vida da qual temos saudades quando envelhecemos.
E é exatamente nesta data dedicada a todos esses pequenos seres,
que têm a inocência como principal característica,
que devemos não só valorizar a vitalidade infantil,
como também procurar resgatar a essência da criança.


PARABÉNS CRIANÇAS!!

Como surgiu o Dia da Criança?



Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cuidados com a Internet!!



Brincar na internet também vale, pois com ela você pode navegar, jogar ou bater papo com amigos. Mas, lembre-se: ela também pode ser um perigo. Por isso, confira agora algumas dicas para ajudar a garantir a sua segurança na internet:

  • Jamais divulgue informações sobre sua vida e sua identidade, como seu sobrenome, número de telefone, endereço ou nome da sua escola.

  • Converse e troque mensagens apenas com pessoas que você conhece.

  • Nunca dê sua senha para outros colegas.

  • Visite sites seguros, pois eles determinam em grande parte sua segurança na internet.

  • Não abra e-mails suspeitos e apague imediatamente arquivos ou fotos enviados por alguém que você não conhece.

  • Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você.

  • Avise seus pais ou responsáveis sempre que suspeitar de algo ou se sentir com medo ou ameaçado quando estiver online.

Quando bem utilizada, a internet pode ser uma fonte de oportunidades incríveis de divertimento e informação.

Use-a com cuidado e boa navegação!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

04 de outubro - dia dos animais

Dia Mundial dos Animais – 04 de outubro

Por que o dia Mundial dos Animais é dia 4 de outubro ?
Porque este é o dia de São Francisco de Assis, o Protetor dos Animais.

Por que foi criado o Dia Mundial dos Animais ?
Para nos lembrar de pensar nos animais que compartilham o planeta Terra conosco.

Os animais estão precisando de ajuda ?
Sim, cada um de nós pode fazer alguma coisa para ajudar a protegê-los.
- nas cidades : cuidar e proteger os animais de estimação, com alimentação, abrigo, cuidados veterinários, não deixando eles se reproduzirem se não temos condições de cuidar dos filhotes, e explicando para todos que não se pode abandonar animais sozinhos nas ruas, que eles não se viram sozinhos e correm muitos perigos.
- nas florestas : não retirando os animais de seu habitat natural, ajudando a preservar os ecossistemas, a limpeza das águas dos rios; combatendo a poluição e o desmatamento, as queimadas.
- respeitando os animais não-domesticados que convivem conosco nas cidades, como pardais, lagartixas, corujas, sapos, morcegos, e tantos outros, eles são importantes para o equilíbrio natural.

Declaração Universal dos Direitos do Animal

Art. 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Art. 2º - O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.

Art. 3º - Todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia.

Art. 4º - Todo animal pertencente a uma espécie selvagem tem direito a viver livre em seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e tem direito a reproduzir-se; Toda privação de liberdade, mesmo se tiver fins educativos, é contrária a este direito.

Art. 5º - Todo animal pertencente a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie; Toda modificação deste ritmo ou destas condições, que forem impostas pelo homem com fins mercantis, é contrária a este direito.

Art. 6º - Todo animal escolhido pelo homem como companheiro tem direito a uma duração de vida correspondente à sua longevidade natural; Abandonar um animal é ação cruel e degradante.

Art. 7º - Todo animal utilizado em trabalho tem direito à limitação razoável da duração e intensidade desse trabalho, alimentação reparadora e repouso.

Art. 8º - A experimentação animal que envolver sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentação médica, científica, comercial ou de qualquer outra modalidade; As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Art. 9º - Se um animal for criado para alimentação, deve ser nutrido, abrigado, transportado e abatido sem que sofra ansiedade ou dor.

Art. 10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem; As exibições de animais e os espetáculos que os utilizam são incompatíveis com a dignidade do animal.

Art. 11º - Todo ato que implique a morte desnecessária de um animal constitui biocídio, isto é, crime contra a vida.

Art. 12º - Todo ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens, constitui genocídio, isto é, crime contra a espécie; A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Art. 13º - O animal morto deve ser tratado com respeito; As cenas de violência contra os animais devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se tiverem por finalidade evidenciar ofensa aos direitos do animal.

Art. 14º - Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter representação em nível governamental;

Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos.

Fonte: www.ibge.gov.br


Veja a seguir algumas atividades para o dia dos animais:











calendário escolar 2020 REORGANIZADO