sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Releitura obras de arte - 3° ano

Abaporu, 1928, óleo sobre tela, 85 x 73cm, coleção Eduardo Francisco Constantini, Buenos Aires.

Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come).O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

http://www.tarsiladoamaral.com.br/historia.htm

Releitura da Obra

Ao propormos que os alunos copiem uma obra de Arte, estamos querendo que reproduzam a imagem sem alterá-la, sem criar.
Já na releitura o aluno tem a possibilidade de criar, de refletir sobre a produção em questão e a partir dela modificar aspectos da obra original, ou até mesmo viajar em sua produção, surgindo assim uma nova obra, que pode ser tanto uma releitura explícita, ou seja, onde devidamente percfebemos a obra relida, ou ímplicita, aquela onde o aprendiz de Arte se desvencilha da obra e produz o seu trabalho, tendo pouco ou quase nada do original.
(Sergio Cunha - Arte, Educação e Projetos - Tarsila do Amaral para Crianças e Educadores)

A seguir, apresentamos alguns trabalhos de releitura da obra "Abaporu" de Tarsila do Amaral, feitos pelos alunos 3° ano:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

calendário escolar 2020 REORGANIZADO