Pais e alunos, professores e servidores municipais, vão eleger na próxima terça-feira, 13, os diretores das 35 escolas da rede municipal de ensino de Toledo. As inscrições para a candidatura encerraram no último dia 22, período que cada escola escolheu um educador, estatutário e com estágio probatório concluído para representar a instituição. A jornada será conforme carga horária de cada cargo.
A escola que não apresentou candidato teve uma pessoa indicada pela administração municipal, escolhida em conjunto com a Secretaria da Educação. “Seis escolas não tiveram candidatos. O prefeito José Carlos Schiavinato, juntamente com a Secretaria sugeriu alguns nomes, neste processo de gestão democrática, àquelas escolas que não tiveram candidatos”, informou a secretária da Educação de Toledo, Janice Salvador. Nesta etapa, após a homologação da candidatura, acontece campanha, com a apresentação dos candidatos e suas propostas.
As eleições para diretores, em Toledo, acontecem a cada dois anos. Esta é a oportunidade para a sociedade escolher, democraticamente, o responsável por administrar a escola em todas as áreas, além de contribuir com a coordenação pedagógica e tornar-se um elo entre pais e a instituição. “Este é o modo de a comunidade se manifestar, comprometendo-se com a escola e avaliando a proposta de trabalho de cada candidato”, afirma Janice. “Na educação, precisamos de alternativas que promovam a articulação entre a escola e a comunidade. A eleição de diretor é uma ação que nos ajuda neste processo”, comenta a secretária.
“O diretor é o principal articulador entre a comunidade, escola e o poder público. Sua função compete em manter a participação da sociedade em torno da proposta pedagógica, buscando a qualidade na educação”, comenta Janice, salientando que este é o principal objetivo das eleições: escola, família e comunidade envolvidas, buscando um ensino público com mais qualidade.
Portanto, reforça Janice, é muito importante à participação da sociedade e dos pais neste processo democrático. “Nós, a Secretaria da Educação, as escolas municipais, temos o compromisso de ressaltar, junto à comunidade, trazer os pais para fortalecer este processo. A eleição do diretor é um processo de gestão democrática”, destaca Janice. “A comunidade tem a oportunidade de escolher o educador que estará à frente da instituição de ensino, representando a sociedade de um modo geral, os professores e os alunos”.
VOTAÇÃO
Cada escola ficará responsável pela divulgação e campanha dos seus candidatos, através do Conselho Escolar. O horário de votação será de acordo com o funcionamento das escolas. O eleitor deverá votar com a apresentação de um documento original com foto.
Para validar eleição, o candidato deverá receber no mínimo 40 por cento de quórum: sendo no mínimo 40 por cento de votos da categoria de servidores e no mínimo 40 por cento dos pais e alunos.
Para validar eleição, o candidato deverá receber no mínimo 40 por cento de quórum: sendo no mínimo 40 por cento de votos da categoria de servidores e no mínimo 40 por cento dos pais e alunos.